Programa 17 de maio


8.30 horas  – Rececão aos participantes no Secretariado do evento /Porta do Mezio

9.00 - Sessão de Abertura (Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Representantes da Dogs   Training Concept, Ardal/Porta do Mezio, Nature 4)

9.30 horas – Início dos Seminários Teórico-práticos  (Auditórios +Espaço exterior da Porta do                                                                                                 Mezio)

Coffee  Break  (15 minutos)

SEMINÁRIO 1 | Eduarda Pires e Mr. Miles (Border Collie)

 Queres ser um Treinador de TOP ?  : O Poder do Treino Positivo.



Juíz Internacional FCI. Team- Leader Selecção Nacional. Tetra- Campeã Nacional de Obedience.   Membro da Sub-comissão de Obedience CPC. Torino 2004, Stockerau 2005, Polónia 2006, Croácia 2007, Estocolmo 2008 e Bratislava 2009. Campeã Nacional de Obedience 2013.

2008 a 2013 - 1º Lugar  - Campeão Nacional Mr. Miles


SEMINÁRIO 2
 | Carolina Marques – Truques e habilidades (FreeStyle)  -  Sequências de Treino



PROGRAMA ESPECÍFICO CAÇADORES |  O Cão de Parar : De Cachorro a CAMPEÃO !  

A Dogs Training Concept convida todos os amantes do cão de parar para um dia de Treino, com uma forte componente prática, em pleno cenário natural de caça .Pode trazer e treinar o seu animal desde cachorro até adulto, de modo a serem abordadas as diferentes fases  do treino do cão de parar. Pretende-se recriar uma situação de caça real e permitir aos cães o contacto com peças vivas de caça (perdiz).

Período 10.00-17.00 horas



 Hugo Fernandes

Treinador profissional de cães para caça e competição. Vários anos de experiência em treinar e apresentar cães de parar em todas as disciplinas  (Campeonato Nacional e do Mundo).
13.30 horas – Almoço no local


15.00 horasSEMINÁRIO 4  | Dog Frisbee - David Román

O Frisbee é uma modalidade canina com cada vez mais adeptos em Portugal.
O convidado David Román é um representante oficial da USDDN em Espanha. o treinador/competidor espanhol com maior palmarés em distancia. Subcampeão de Europa USDDN Super Pro T&F en 2013 con C.I.A . 3º Super Pro T&F USDDN Hungary Qualifier en 2013 con C.I.A. Campeão USDDN Super Pro Spain &France Qualifier en 2012 con C.I.A. Campeón AWI T&C Spain Qualifier en 2012 con Ro.
Campeão da Europa AWI T&C en 2011 con Ro. Subcampeão do mundo USDDN Super Pro en 2010 con C.I.A.
Sub campeão  USDDN Super Pro T&F Rep Checa en 2010 con C.I.A.
  



16.30 horas  – VERDE DE HONRA  | degustação de uma especialidade local /Pão de Ló de Soajo 
Intervalo - 15 minutos

18.30 - Fim dos Seminários

19.30 horas  –Visita  e Jantar na Vila Histórica de  Soajo

Soajo

A Vila de Soajo é situada nas entremeadas da serra que lhe dá o nome e estende-se ao longo de 58,59 km² de área e é povoada por 986 habitantes. Nesta área existem variadas brandas e inverneiras, pois o clima e relevo que envolvem a vila são os correspondentes à das Serras do Soajo e Peneda, destacando-se as brandas das Bosgalinhas e Mosqueiras. Por entre o delinear das verdes serras no horizonte, existem também os famosos espigueiros de Soajo, espécie de celeiros pequenos que, em tempos idos (embora às vezes os locais ainda os usem), eram o principal método de armazenamento do milho, para o proteger do maus tempo e das pragas dos roedores. Por cima, normalmente, têm uma cruz, para terem proteção divina.

Venha ficar a conhecer uma terra sem igual, que lhe apresenta a calma da serra e a sabedoria das gentes...



PROGRAMA NOCTURNO | ACAMPAMENTO| TRILHO| OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA | CONVÍVIO 

21.30 horas  – Programa Cultural - Núcleo Megalítico do MEZIO | Trilho digestivo  (Nocturno)  | aconselhável trazer lanterna

Mamoa do Mezio
            
 Participação especial :  Arqueólogo  Dr. Nuno Soares (CMAV)

Mamoas

Uma mamoa ou tumulus é um pequeno montículo artificial de terra e pedras miúdas que cobrem um monumento funerário pré-histórico, chamado dòlmen ou anta.

As mamoas ou tumuli apresentam geralmente uma forma oval ou circular e eram edificadas com pedra e areia e tinham a finalidade de protejer o dólmen, cobrindo-o completamente. Eram estruturas de tamanho variável, podendo atingir quarenta metros, que tapavam completamente a câmara e o corredor, quando este existia. O nome mamoa origina dos romanos aquando da sua chegada à Península Ibérica, que deram o nome de mammulas a estes monumentos, pela sua semelhança com o seio de uma mulher. 

Mamoa
Cada mamoa (ou tumulus) teria a função de esconder e proteger a sepultura, conferindo-lhe, ao mesmo tempo, maior monumentalidade.  Estas sepulturas megalíticas monumentais correspondem com certeza a relíquias de antepassados importantes, não correspondendo ao modo mais usual de as comunidades neolíticas enterrarem os seus mortos comuns. Estes monumentos funerários devem ter tido um significado simbólico importante, sendo possível que cada núcleo ou grupo de mamoas correspondesse aos antepassados míticos de uma determinada família ou linhagem, fornecendo-lhe uma referência para a sua identidade.(Fonte)

Regresso à Porta do Mezio |  Observação Astronómica |Animação




 Final de Noite - broa  e  Caldo Verde  à volta da Fogueira


ALDEIA ACÃOPAMENTO CANINO

Sem comentários:

Enviar um comentário